A soldagem é um processo através do qual duas peças de metal são unidas utilizando calor e eletricidade.
Um material de preenchimento é utilizado para formar uma gota de metal fundido, que arrefece a tornar-se um forte ligamento entre as peças. A soldagem é utilizada em diversos tipos de indústrias, incluindo construção civil, construção naval, aeronáutica e eletrônica. Há diversos processos de soldagem, mas os mais comuns são de soldagem fixa (SMAW, sigla em inglês), soldagem por gás metálico inerte (MIG, sigla em inglês) e soldagem por gás inerte de tungstênio (TIG, sigla em inglês).
Soldagem TIG
Para quem ainda não sabe o nome TIG vem do inglês (sigla em inglês de Tungsten Inert Gas) este processo é diferente devido a ele só funcionar com o Eletrodo de Tungstênico, que não é consumível, servido para promover a faísca que vai acender através do gás.
Este também é um processo a arco elétrico e pode ser realizado com acréscimo de metal, através de uma vareta de adição, ou somente com o aquecimento da própria peça para obter a união entre a mesma.
A proteção gasosa utilizada neste processo é indispensável, e pode ser constituída por gás inerte - Hélio (He) ou Argônio (Ar). Este processo surgiu para trazer maior eficiência em soldagens. Ou seja, além de ter mais produtividade através da soldagem TIG também se torna possível o trabalho com materiais difíceis utilizados em indústria naval, aviação e aeroespacial e de.
Soldagem Mig
Soldagem MIG é igualmente aos outros dois processos feita por arco elétrico. Mas, ela pode ser feita com gás de proteção, como na origem de seu nome do em inglês MIG – (Metal Inert Gas). A solda MIG também pode ser chamada de soldagem MAG (MAG – Metal Active Gas).
Mas além disso, também existem máquinas MIG que podem ser usadas sem gás. Estas novas máquinas vêm conquistando o mercado recentemente, pela sua versatilidade. Afinal, caso falte o gás o trabalho pode continuar. Porém o processo sem gás não oferece igual acabamento que o com gás. Além disso, exige um arame especial para funcionar.
Mas, voltando a falar de MIG/MAG com gás (método tradicional), os gases utilizados são o Argônio ou Hélio. O processo acontece quando o arco elétrico passa entre a peça e o arame de solda. O gás, ativo ou inerte, promove uma atmosfera favorável ao melhor derretimento do arrame.
Este processo ela é ideal para produção em larga escala, já que permite um ponteamento rápido e uma solda bastante resistente, e se precisar também dá para realizar a formação de um ótimo cordão de solda.
Vantagens Mig
- A soldagem pode ser executada em todas as posições;
- Não há necessidade de remoção de escória;
- Alta taxa de deposição do metal de solda;
- Tempo total de execução de soldas de cerca da metade do tempo se comparado ao eletrodo revestido;
- Altas velocidades de soldagem; menos distorção das peças;
- Largas aberturas preenchidas ou amanteigadas facilmente, tornando certos tipos de soldagem de reparo mais eficientes;
- Não há perdas de pontas.
Vantagens Tig
- Soldas de excelente qualidade;
- Acabamento do cordão de solda;
- Menor aquecimento da peça soldada;
- Baixa sensibilização à corrosão intergranular;
- Ausência de respingos;
- Pode ser automatizado;
- Custo do equipamento bastante razoável;
- Consumíveis e acessórios facilmente encontrados no mercado.