Grandes peças de ferro e aço são moldadas de acordo com projetos de caldeiraria

O profissional de caldeiraria, o caldeireiro, tem a missão de executar o traçado de peças em material de aço carbono, inox, cobre, alumínio, chapa de ferro etc., utilizando-se ferramentas como compasso, régua, transferidor, trena, punção, nível, prumo de centro e outras ferramentas, conforme as medidas, ângulos, larguras e diâmetros especificados em desenhos técnicos. Além disso, é ele quem corta, dobra, monta e faz o acabamento nas peças traçadas e, portanto, nossa empresa Alfag do Brasil possui profissionais do setor que conhecem a melhor tecnologia para a execução de serviços de caldeiraria leve e média. Dentro dessa área, o caldeireiro está habilitado para os serviços de corte guilhotina, montagens, calandragem, soldas industriais e estruturas metálicas.

Você sabia que a Estátua da Liberdade, em Nova Iorque, foi feita por meio do trabalho de um caldeireiro? Ela é toda de curva de Gomos, com mais de 46 metros de altura, executada em cobre martelado de 2,5 milímetros de espessura.

Com uma implantação cada vez maior de usinas e caldeiras, a profissão de caldeireiro é cada vez mais respeitada no mercado de trabalho. Mas, contrariamente ao que se poderia pensar, o trabalho do caldeireiro não se resume à construção de caldeiras. O caldeireiro é o metalúrgico responsável pela construção não só de caldeiras, como também de tanques, vasos de pressão, fornos, chaminés e outras peças e estruturas metálicas.